CF: Separated By Hatred - Second Season (BelieberSantos)

|


Sinopse:
Infelizmente mais uma vez o destino resolveu brincar com Rebecca e Ryan, só que dessa vez muitas pessoas estão envolvidas.

Depois do grande reencontro e de grandes mudanças mais um erro aconteceu dessa vez colocando em jogo o amor, a amizade e a confiança.

Será que dessa vez terá volta? Será que o amor vai falar mais alto que a desconfiança? Será que o tempo vai ajudar a resolver tudo isso? 


 Crítica de Fanfic
Estética da Fanfic (capa e sinopse):

Capa:
Sua capa é esteticamente bonita. Eu gosto das cores e das fontes utilizadas. Inclusive, achei a frase superdelicada. Adorei o acabamento! No entanto, a cabeça da Ariana está apagada no topo.

Sinopse:
Infelizmente, sua sinopse não cativa nem explica aos leitores o que se passa na história. Ela é repetitiva e rasa, com uma ausência crucial de vírgulas e informações importantes para cativar os leitores os quais não leram até então a primeira temporada.
Ademais, perguntas em sinopses são clichês e monótonas, elas desmotivam o leitor a criar expectativas altas sobre o enredo. Sem contar que a estrutura da sua sinopse é errada. Facilmente, as três frases poderiam formar um parágrafo único. Deste modo:
Infelizmente, mais uma vez, o destino resolveu brincar com Rebecca (Sobrenome) e Ryan (Sobrenome). Só que, dessa vez, muitas pessoas estão envolvidas. Depois do grande reencontro e mudanças, mais um erro aconteceu, colocando em jogo o amor, a amizade e a confiança. Perguntam-se, dessa vez, terá volta; se o amor falará mais alto do que a desconfiança; e, principalmente, se o tempo será capaz de resolver tudo”.

Nota adquirida na categoria: 0.8 de 2.0

Capacidade gramatical:
A sua escrita é bem clara e leve. Ela me remete às antigas, na época de 2010, com os Imagine Belieber Hot. Isso é algo bom; traz consigo uma carga de inocência e apreço à escrita. Os seus parágrafos são curtinhos, mas coerentes. Você consegue tratar um só assunto sem enrolá-lo ou romper o raciocínio para fazer um ponto de parágrafo.
Porém, preciso ressaltar umas coisas “ultrapassadas” no texto. Você utiliza “flashback on”, “ligação on” e afins para diferenciar do restante do corpo da história, isso, no entanto, carrega um aspecto mais inferior ao enredo, meio despreparado.  Sugiro que tente apenas colocar essas cenas em itálico para amadurecer e enriquecer a história.
Quanto aos erros, o primeiro é a abreviação constante de “Ponto de Vista do Justin” em inglês, também conhecido como “Justin Bieber’s point of view”. Para abreviá-lo, precisa manter esta estrutura com apostrofe e pontuar o “v”, assim: “Justin’s P.O.V.”. Um erro frequente e primário também foi o fato de iniciar as frases com hífen (-) ao invés de travessão (—). Também notei que você não coloca os travessões indicando as ações e os vocativos nas frases. Colocarei abaixo o modo correto:
— Puta que pariu, Drew, você arrasou na decoração. — escutei Zayn falar, enquanto andávamos pela academia, a qual é enorme.
Deve-se sempre se lembrar de que, quando se chama uma pessoa, é necessário usar a vírgula após o nome, senão esta se torna o sujeito da frase.
Também acho importante lhe avisar que a palavra “o que” se escreve separada; bem como lhe informar que você precisa escolher um tempo verbal para sua história. Num só parágrafo a narração está no presente e, na frase seguinte, vai ao passado. Escolha um só e mantenha-se nele.  
Os demais erros são mais dos mesmos, com ausência de pontuação adequada. Sugiro que peça auxilio a uma beta reader.
Nota adquirida na categoria: 1.0 de 4.0

Análise de enredo:
Acredito que você tenha um bom enredo nas mãos. Conflitos são extremamente naturais e comuns no dia a dia, sendo assim, acredito que a sua história seja muito real. Eu a viveria, sem sombra de dúvidas. Porém, preciso ressaltar a perda de timming. Parece que você ainda não estabeleceu um fim à história e, por conta disso, escreve sem saber aonde chegar.
Nota adquirida na categoria: 0.5 de 1.0

Crítica final:
Falta foco. Você tem um bom enredo, uma escrita leve e não os utiliza da maneira adequada. Sua história tem potencial, não é à toa que você tem leitores fiéis desde a primeira temporada. No entanto, precisa melhor (e muito) alguns aspectos. Atualize-se quanto às estruturas de texto, procure um pouco mais sobre os lugares, tente criar um ambiente ao enredo, trazer o leitor ao máximo para si. Pesquise um pouco sobre pontuação, vírgulas são “o coração” da escrita. Senti falta de sentimentos entre as ações também, para não deixar a escrita mecânica — ou seja, só com ações. Além disso, pense no início, meio e fim da sua história. Trabalhe o modo como cada acontecimento acontecerá. Isto transformará positivamente a sua fanfic.
Nota adquirida na categoria: 0.5 de 1.0

Nota Total: 2.8 de 10

Hello, hello!
Primeiramente, muito obrigada pela preferência!
Segundo, precisamos conversar sobre incentivo. Fiquei extremamente receosa em postar esta CF devido à nota baixa, no entanto, acredito que sejam nas falhas que conseguimos melhorar, certo? Então, espero do fundo de meu coração que as minhas palavras jamais lhe desmotivem. Com o número imenso de capítulos, pude ver o carinho que tem pela história e pelas palavras, deste modo, imploro-lhe que nunca desista de escrever. Meu email e Spirit estão nas informações da STAFF, saiba que eles sempre estarão abertos a você para me pedir opinião ou, simplesmente, mensagens de incentivo. 
Mais uma vez, obrigada pela preferência. Fiquei honrada ♥
Com amor,
Hosk

9 comentários:

  1. Mais amorzoca q lali nas notas finao não tem não viu bixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei realmente com medo de desmotivá-la a escrever. Jamais gostaria que isso acontecesse... Estou aguardando o retorno dela.

      Excluir
  2. Olá. Muito obrigada pelas palavras, confesso que quando mandei o pedido fiquei com medo da resposta rs, mas já imagina o que viria pela frente.
    Não se preocupe, criticas são bem vindas sempre.
    Como você mesma disse "acredito que sejam nas falhas que conseguimos melhorar" sim, eu acredito e com toda a certeza seus conselhos serão bem vindo. ♥

    Obrigada mesmo de coração ♥

    Até breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é maravilhosa assim sempre ou está fantasiada? AHAHAHHA
      Fiquei tão feliz em ver a sua reação positiva às críticas. Saiba que torço muito por você e pela sua história. O que eu disse sobre estar de braços abertos para você persiste. Venha sempre que quiser ♥
      Com amor,
      Hosk

      Excluir